18/06/2024 -
19h27TJMG inaugura novo Fórum Anastásio Chaves na Comarca de InhapimSolenidade foi conduzida pelo presidente José Arthur Filho
O novo Fórum Anastásio Chaves, na Comarca de Inhapim, foi inaugurado nesta terça-feira (18/6) (Crédito: Euler Junior/TJMG)
O novo Fórum Anastásio Chaves, na Comarca de Inhapim, no Vale do Rio Doce, foi inaugurado nesta terça-feira (18/6) em solenidade conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho. As novas instalações da Comarca, construídas no Bairro Recanto Verde, substituem o antigo prédio localizado no Centro de Inhapim.
A moderna edificação possui 2,2 mil m² de área construída, dois pavimentos e capacidade para abrigar até três varas, e conta com acessibilidade total, amplas salas, sistemas de segurança e de ar-condicionado central, estacionamento e bicicletário.
A nova edificação possui 2,2 mil m² de área construída, dois pavimentos e capacidade para abrigar até três varas (Crédito: Euler Junior/TJMG)
Atualmente, a Comarca de Inhapim atende, além do município-sede, as cidades de Bugre, Dom Cavati e Iapu. Também fazem parte os distritos de Bom Jesus do Rio Preto, Itajutiba, Jerusalém, Macadame, Novo Horizonte, Santo Antônio do Alegre, São Tomé de Minas, Tabajara, São Sebastião da Barra, São Domingos das Dores, São João do Oriente, São Sebastião do Baixio e São Sebastião do Anta.
Além do presidente José Arthur Filho, integraram a mesa de honra o corregedor-geral de Justiça do TJMG e presidente eleito para o biênio 2024/2026, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; o superintendente de Obras e corregedor-geral eleito para o biênio 2024/2026, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; a superintendente administrativa adjunta de Gestão Estratégica, desembargadora Maria Lúcia Cabral Caruso; a desembargadora do TJMG Maria Aparecida de Oliveira Grossi; a juíza diretora do Foro de Inhapim, Larissa Teixeira da Costa; o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio; o ex-deputado federal Mauro Lopes; o deputado estadual Tito Torres; e o prefeito de Inhapim, Márcio Elias de Lima e Santos.
A solenidade de inauguração foi conduzida pelo presidente José Arthur Filho (Crédito: Euler Junior/TJMG)
Homenagens
Após o descerramento da fita de inauguração, foram realizadas várias homenagens no salão do Tribunal de Júri. O presidente José Arthur Filho e o corregedor-geral de Justiça Luiz Carlos Corrêa Junior foram agraciados com placas. Da mesma forma, a desembargadora Maria Aparecida de Oliveira Grossi e o juiz José Carlos de Matos, ambos naturais da cidade, receberam placas comemorativas.
As homenagens se estenderam ao prefeito Márcio Elias de Lima e Santos e ao empresário Jackson Júlio Furtado Melo, pelo trabalho em prol da construção do novo fórum.
O corregedor-geral de Justiça e presidente eleito para o biênio 2024/2026, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, e o presidente José Arthur Filho foram homenageados pela Comarca de Inhapim, na pessoa da juíza diretora do Foro, Larissa Teixeira da Costa (Crédito: Euler Junior/TJMG)
Compromisso
O presidente José Arthur Filho disse estar honrado em participar da solenidade de inauguração do novo fórum da Comarca de Inhapim. “Hoje está sendo escrita mais uma importante página na história desta comarca, que neste ano completa 76 anos de sua instalação”.
Para ele, a entrega da nova edificação é uma resposta à comunidade, resultado do compromisso da Corte mineira de oferecer ambientes mais adequados e dignos a quem trabalha na comarca e aos jurisdicionados.
“Sabemos que a inauguração de um novo fórum é a representação da Justiça para a comunidade. Por isso, estou certo de que este prédio irá se incorporar à paisagem da cidade, não apenas alterando o entorno onde foi construído, mas tornando-se também um importante símbolo, a transmitir, com sua solidez e aspectos arquitetônicos, valores tão caros ao Judiciário, como dignidade, funcionalidade, modernidade, sustentabilidade e inclusão”, disse o presidente José Arthur Filho.
O presidente José Arthur Filho ressaltou a importância do novo fórum para a comunidade de Inhapim (Crédito: Euler Junior/TJMG)
Ele agradeceu a todos que se envolveram diretamente com a obra, como o superintendente de Obras do TJMG, desembargador Estevão Lucchesi; o coordenador da Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep) do TJMG, juiz auxiliar da Presidência João Luiz Nascimento de Oliveira; a juíza diretora do Foro de Inhapim, Larissa Teixeira da Costa; e o prefeito de Inhapim, Márcio Elias de Lima e Santos.
“Nesta solenidade, em que entrego o último novo fórum na minha gestão como presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, gostaria de expressar publicamente também meu reconhecimento aos inestimáveis esforços de cada magistrada, magistrado, servidora, servidor, colaboradora, colaborador, estagiária e estagiário da Corte mineira, ao longo do biênio. Juntos, fomos capazes de trazer importantes avanços para a Justiça em Minas”, afirmou.
Para o corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, o novo fórum trará vários benefícios para a população da Comarca. “Inhapim é uma importante comarca da região e a nova edificação trará mais conforto para juízas, juízes, servidoras e servidores, além de uma melhor prestação jurisdicional”, disse.
O corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, se disse honrado por participar da inauguração do novo prédio do Fórum Anastásio Chaves (Crédito: Euler Junior/TJMG)
Ele afirmou que, na condição de corregedor-geral de Justiça e de presidente eleito para o próximo biênio, é uma honra estar presente em um importante momento da história de Inhapim. “Nesta gestão tivemos a oportunidade de inaugurar vários novos fóruns no interior do Estado, e muitos outros inauguraremos na próxima gestão. Para nós, é uma grande satisfação contribuir para um melhor acesso da população à Justiça, pois esse é nosso dever como servidores públicos”.
A desembargadora do TJMG Maria Aparecida de Oliveira Grossi se disse emocionada por retornar à sua terra natal e participar da inauguração do novo fórum.
“Aqui nasci e me criei. Também iniciei na cidade minha carreira jurídica, atuando como promotora de Justiça. Fico muito feliz em ver esta nova casa, que contribuirá para uma melhor prestação jurisdicional, além de oferecer mais conforto e melhores condições de trabalho para magistradas, magistrados, servidoras e servidores. Que este fórum seja um pisor de águas na história da Justiça desta Comarca”, ressaltou.
A desembargadora do TJMG Maria Aparecida de Oliveira Grossi, que é natural de Inhapim, afirmou que o novo fórum vai ajudar a melhorar a prestação jurisdicional (Crédito: Euler Junior/TJMG)
A juíza diretora do Foro de Inhapim, Larissa Teixeira da Costa, afirmou que o novo fórum trará significativas mudanças para magistradas, magistrados, servidoras, servidores e para a população da Comarca. “O antigo prédio era muito bem localizado na região Central de Inhapim, mas apresentava várias limitações, com espaço físico pequeno”.
Segundo ela, o novo fórum apresenta uma nova realidade. “Todos os ambientes são climatizados, com controle de temperatura em cada sala. O salão do júri é mais adequado para julgamentos e temos estacionamento amplo para carros e motos, além de uma vista maravilhosa para as montanhas da cidade. Graças ao olhar sábio da Direção do TJMG, o jurisdicionado agora tem acesso a um local digno de ser chamado de casa da Justiça”, disse.
A juíza diretora do Foro de Inhapim, Larissa Teixeira da Costa, ressaltou as novas estruturas da edificação em comparação com a antiga sede do fórum (Crédito: Euler Junior/TJMG)
Outras presenças
Também estiveram presentes na solenidade de inauguração magistradas e magistrados de várias comarcas da região e representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG); da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG); da Subseção Inhapim da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG); da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG); da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG); empresários e políticos da região.
Veja no Flickr oficial do TJMG outras imagens do evento.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial