1ª Câmara Especial Criminal do TJRS realiza sessão didática para alunos da PUCRS
A 1ª Câmara Especial Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul realizou, na manhã desta terça-feira , sessão didática para mais de 200 alunos do curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do RS. Durante cerca de duas horas, foram analisados quatro processos reais, com origem em denúncias de crimes de tráfico, homicídio e feminicídio.
A pauta enxuta, com poucos processos, favoreceu a dinâmica da atividade que, embora a mesma de uma sessão comum, foi conduzida com explicações e detalhamentos aos estudantes sobre aspectos formais e de legislação e dos argumentos das partes e dos magistrados.
A sessão didática integrou a Semana Acadêmica Integrada, promovida pela Escola de Direito da instituição de ensino. Participaram como julgadores o Desembargador Luciano André Losekann, Presidente da Câmara, as Desembargadoras Rosane Wanner da Silva Bordasch e Viviane de Faria Miranda, e o Desembargador Marcelo Machado Bertoluci.
Atuaram também o Procurador de Justiça João Pedro de Freitas Xavier, e os Advogados Maria Odila Marques da Silva, Marcus Vinicius Boschi e Michel Franca da Silva.
A 1ª Câmara Especial Criminal foi instituída em setembro do ano passado, e tem competência para julgar crimes contra a pessoa, crimes de entorpecentes e crimes contra a honra. O Presidente, ao final da sessão, agradeceu o convite e falou da importância da iniciativa inédita para o colegiado. “Para nós é uma honra, porque aproxima o Judiciário não só da comunidade em geral, mas da comunidade acadêmica. Explicitamos durante os nossos julgamentos a dinâmica do funcionamento de uma câmara criminal, o resultado dos julgamentos, e também oportunizamos que os alunos ouçam as arguições e razões das defesas e do Minisitério Público e tudo o que compõe, ao final, os nossos votos”, comentou o Desembargador Luciano Losekann.
Já o Decano da Escola de Direito, Professor Sandro Andre Bobrzyk, comemorou a atividade, que disse ser uma oportunidade de unir a teoria à prática, com ganhos para o sistema de justiça. “Buscamos fortalecer o profissional que está em processo de qualificação, o que naturalmente irá fortalecer também a atuação do sistema de justiça, porque daqui sairão Delegados, Advogados, Promotores de Justiça e Juízes”, projetou.
Um dos alunos, Lucas Paiani aproveitou a experiência. “Foi bastante didático, explicaram muito bem cada etapa, cada passo. Gostei bastante”, revelou o estudante do nono semestre.