Homem é condenado em São Leopoldo por tentativa de feminicídio
O Tribunal do Júri da Comarca de São Leopoldo, na Região Metropolitana da Capital, condenou um homem acusado de tentar matar a ex-companheira por não aceitar o fim do relacionamento deles. Jocimar Ferreira da Fontoura teve pena fixada em 16 anos e quatro meses de reclusão, em regime inicial fechado. A sentença considera como qualificadora do crime o menosprezo ou discriminação à condição de mulher, reconhecida pelos jurados.
O júri, que teve início na manhã dessa quinta-feira e encerramento às 19h, foi presidido pelo Juiz de Direito José Antônio Prates Piccoli, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de São Leopoldo. A vítima foi ouvida por meio de videoaudiência. Atuou na acusação o Promotor de Justiça Ricardo Schinestsck Rodrigues e na defesa, o Defensor Público Lisandro Luís Wottrich.
De acordo com a denúncia, os fatos aconteceram em 04/09/21, por volta das 21h, na residência da vítima, localizada no bairro Scharlau. O réu teria golpeado a ex-companheira com um punhal. Na tentativa de se defender, a mulher, na época com 34 anos de idade, teve a mão esquerda atingida. Em razão dos golpes, ela perdeu o movimento de um dos dedos.
O motivo do ataque seria a inconformidade com o fim do relacionamento, que durou cerca de 1 ano. O réu fugiu do local. Um vizinho socorreu a vítima, levando-a para uma unidade de pronto-atendimento.