Juizado do Torcedor marca presença na Feira do Livro de Porto Alegre e festival de música sem registro de ocorrências no final de semana
O fim de semana foi movimentado na capital gaúcha com a presença do Juizado do Torcedor e Grandes Eventos durante a 70ª edição da Feira do Livro, na Praça da Alfândega. Entre os dias 15 e 17/11 , o JTGE acompanhou de perto as atividades culturais realizadas no local, sem o registro de ocorrência policial ou necessidade de audiências, reforçando o caráter pacífico do evento.
A programação da Feira, que reuniu milhares de pessoas nesses três dias ensolarados, contou com a visita de uma comitiva de ex-jogadores do Grêmio ao estande do JTGE, a convite da Juíza de Direito Jocelaine Teixeira, que recentemente assumiu a coordenação da unidade. Entre os presentes estavam ídolos do passado tricolor, como Paulo César Magalhães, Ademir Maria, Alexandre Gaúcho, Roberto Mânica, Maurício Anastácio, André Vieira, Jorge Baidek e o ex-técnico Ernesto Guedes. A visita, repleta de descontração, atraiu fãs e promoveu um clima de confraternização na feira literária.
"Torcedor Legal" na Feira do Livro
Até o dia 20/11, o Juizado do Torcedor e Grandes Eventos participa da 70ª Feira do Livro com o projeto “Torcedor Legal”, que visa promover a paz nos eventos esportivos. Em seu estande na Praça da Alfândega, o JTGE, em parceria com os clubes Grêmio, Internacional e São José, realiza encontros semanais com atletas, ex-atletas e torcedores para discutir temas como respeito, inclusão e persidade.
O objetivo é conscientizar o público sobre a importância da convivência pacífica nos estádios e fora deles. Durante os encontros, são distribuídos materiais informativos e apresentadas iniciativas dos clubes voltadas à inclusão e ao respeito. A ação busca envolver torcedores de diferentes perfis, garantindo a participação de mulheres, jovens, idosos e pessoas de persas orientações e etnias.
A Juíza Jocelaine Teixeira, responsável pelo Juizado do Torcedor e Grandes Eventos , enfatizou a relevância do projeto “Torcedor Legal” durante a 70ª Feira do Livro de Porto Alegre. “Queremos aproveitar essa oportunidade de interação com o público para incentivar a paz nos estádios, além de promover a persidade e a inclusão de todos os torcedores. Nossa presença na Feira é uma forma de mostrar que o Judiciário está acessível, promovendo diálogo e respeito”, afirmou a magistrada.
No estande do JTGE, localizado em frente ao monumento ao General Osório, foram organizados debates e encontros diários com foco na convivência harmoniosa nos eventos esportivos. No último domingo , o destaque foi um debate sobre racismo e inclusão, que contou com a presença de dirigentes do Grêmio. O objetivo foi pulgar o Projeto do Clube de Todos sobre o combate ao preconceito e a promoção da persidade, em que os Tricolores são todos Azuis, Pretos e Brancos. Representaram o Grêmio, no dia 17/11, Bruna Kellermann, pelo Departamento Jurídico, e, pelo Clube de Todos, Juliano Ferrer.
O projeto “Torcedor Legal” seguirá em busca de maior participação dos clubes e da comunidade, incentivando o torcedor a agir como um agente de transformação social, promovendo ambientes mais saudáveis e respeitosos em eventos culturais e esportivos.
No dia 11/11, a Diretora de Inclusão do Internacional, Tamarisa Lopes, participou de um encontro para apresentar as ações do clube voltadas ao acolhimento de pessoas com autismo, cadeirantes, idosos e outros grupos vulneráveis. A participação reforça o compromisso do JTGE em manter um diálogo contínuo entre os clubes e a sociedade, visando a inclusão e o respeito em todos os espaços.
Festival Rap in Cena
O Juizado do Torcedor e Grandes Eventos de Porto Alegre ainda atuou no Festival Rap in Cena. Celebrando a 10ª edição, o evento ocorreu no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho e contou com shows nacionais e internacionais. Durante o Festival musical não houve ocorrências.