Presidente do TJGO e corregedor-geral abrem audiência pública no último dia do Encontro Regional da 6ª Região Judiciária, em Formosa
Com a participação maciça de representantes de vários segmentos da sociedade de Formosa, o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás e do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), desembargador Carlos França, e o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Leandro Crispim, abriram nesta sexta-feira, 23, a audiência pública do Encontro Regional da 6ª Região Judiciária, ato que encerrou o evento.
Com uma saudação especial ao presidente do TJGO, o corregedor-geral deu início à audiência pública, que classificou como um “espaço democrático e essencial para o fortalecimento do sistema de justiça”.
“Hoje, mais do que nunca, reafirmamos nosso compromisso com a transparência, a participação cidadã e o aprimoramento contínuo das nossas práticas judiciais”, ressaltou.
“Essa é uma oportunidade ímpar da sociedade organizada para trazer aos membros do Poder Judiciário demandas relacionadas à Justiça. Estamos abertos a receber críticas, sugestões e elogios pelo trabalho desempenhado”, enfatizou.
Para Carlos França, voltar a Formosa, especialmente no Encontro Regional da Corregedoria, é motivo de grande satisfação e emoção.
“É com grande alegria que retorno a Formosa, onde aprendi a ser juiz, fiz minha carreira e fui visto pelo Tribunal de Justiça. Saio daqui renovado”, expressou.
Carlos França reforçou que o Poder Judiciário hoje é aberto e está atento aos clamores da sociedade.
“Somos prestadores de serviço. Nosso jurisdicionado precisa ser ouvido porque os cidadãos podem contribuir muito com o aprimoramento da Justiça. Avançamos muito, mas ainda precisamos evoluir”, realçou.
Apoio e orientação
A anfitriã do evento, Christiana Aparecida Nasser Saad, diretora do Foro local, agradeceu a deferência do TJGO e da Corregedoria pela escolha de Formosa para sediar o evento.
“Recebemos todos com muita alegria, de braços abertos. Esse é um momento em que a nossa comunidade é ouvida, que temos o norte para aprimorar nosso trabalho. Obrigada por todo o apoio, orientação e conhecimentos trazidos”, reiterou.
Compuseram a mesa diretiva além do presidente do TJGO e do corregedor-geral, os desembargadores Marcus da Costa Ferreira e Rodrigo de Silveira, bem como o juiz Clauber Costa Abreu, substituto em segundo grau, que atuaram em Formosa.
Outros integrantes foram a juíza Christiana Aparecida Nasser Saad , diretora do Foro local; os três juízes auxiliares da Corregedoria Marcus Vinícius Alves Oliveira, coordenador dos Encontros Regionais; Soraya Fagury e Gustavo Assis Garcia.
Corpo diretivo
O corpo diretivo foi composto ainda pelo pelo promotor Douglas Roberto Ribeiro de Magalhães Chegury, coordenador das Promotorias de Justiça de Formosa; prefeito municipal Gustavo Marques Oliveira; Edmar Alves Amorim Filho, presidente da Subseção da OAB de Formosa; Aylê Barbosa dos Reis Balbino, coordenador regional prisional; delegado regional José Antônio Machado Sena; e major Jáder Silva, comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar de Formosa.
Informalidade e diálogo aberto
Em um bate papo informal e exclusivo com os servidores (as) da 6ª Região Judiciária, Leandro Crispim falou um pouco sobre esse formato de reunião adotado na sua gestão.
“Antes esse momento era misto, ou seja, os servidores (as) se reuniam com os juízes (as). No entanto, na minha gestão decidi separar as reuniões para que os servidores (as) ficassem mais à vontade e pudéssemos ter uma conversa franca. Na minha administração tenho procurado estabelecer o diálogo construtivo em um ambiente humanizado”, acentuou.
Leandro Crispim pediu aos servidores (as) que estejam atentos às metas nacionais, às técnicas e ferramentas de trabalho repassadas nos três dias do Encontro Regional, bem como a uma gestão horizontal e cooperativa que priorize a boa interlocução entre as escrivanias e os gabinetes.
Canal de comunicação e metas nacionais
O presidente do TJGO, desembargador Carlos França, foi representado nesta reunião pelo juiz Reinaldo de Oliveira Dutra, auxiliar da Presidência do TJGO, que afirmou que o Encontro Regional “abre um canal muito importante de comunicação”.
“Durante esses três dias a Corregedoria sente as dificuldades de vocês, leva as ideias inovadoras para o incremento da prestação jurisdicional. Contamos com essa construção conjunta do planejamento de trabalho focados no cumprimento das metas nacionais. Sua criação vai além dos números, pois servem para identificar e resolver os problemas reais na vida das pessoas”, destacou.
Enaltecendo a gestão do desembargador Leandro Crispim, o juiz Marcus Vinícius, assegurou que a administração está atenta e sensível ao pleito dos servidores (as).
“Esta é uma gestão que procura estar próxima dos servidores (as), dos magistrados (as), da sociedade. O Encontro Regional leva temas para a melhoria dos serviços com o intuito de atingir as metas para elevar o nosso Tribunal ao topo”, engrandeceu.
Integrantes
Além do corregedor-geral e do juiz Reinaldo Dutra, integraram a mesa diretiva o juízes auxiliares da Corregedoria Marcus Vinícius, Soraya Fagury e Gustavo Assis Garcia; bem como Gustavo Machado do Prado Dias Maciel, secretário da Corregedoria; Cristiana Pereira, representante do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (Sindjustiça); e Eleandro, do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores de Goiás (SINDOJUS-GO), que participou de forma on-line.
Marcaram presença vários diretores de área do TJGO e da Corregedoria. Em seguida, foi realizada a reunião exclusiva com os magistrados (as) da 6ª Região Judiciária.
Mix de capacitações
Nos três dias do Encontro Regional foram expostos 10 painéis visando a qualificação dos servidores (as) do Poder Judiciário, além da Oficina de Gestão de Metas e Prêmios, realizada de forma simultânea. Este é o 9º Encontro Regional da atual gestão e o quarto de 2024.
Comarcas integrantes
Fazem parte da 6ª Região Judiciária, além de Formosa, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Campos Belos, Cavalcante, Flores de Goiás, Iaciara, Padre Bernardo, Planaltina, Posse e São Domingos.
A coordenação executiva do evento é da Secretaria-Geral e da Diretoria de Planejamento e Programas (DPP) da CGJGO. Galeria de fotos (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação Social da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás/Fotos e vídeos: Agno Santos - Centro de Comunicação Social do TJGO)