Semana Nacional dos Juizados Especiais: painel sobre Linguagem Simples inaugurou as atividades
A Semana Nacional dos Juizados Especiais, que começou na tarde desta terça-feira , tem como foco aumentar a visibilidade do trabalho jurisdicional das unidades dos Juizados Especiais. Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça em colaboração com o Poder Judiciário gaúcho, o evento ocorre no auditório do Palácio da Justiça, no centro histórico da capital, e seguirá até sexta-feira .
No primeiro dia de atividades, foi realizado o painel "Atermação e Linguagem Simples aplicada ao JEC", apresentado pelo Juiz de Direito André Luís De Aguiar Tesheiner e pela Juíza de Direito Ana Cláudia Cachapuz Silva Raabe, ambos membros da Comissão de Inovação do TJRS .
Durante a apresentação, foram discutidos os princípios básicos da linguagem simples: clareza, concisão e precisão. O formato interativo permitiu que os participantes compartilhassem suas experiências e situações do dia a dia nos Juizados Especiais de todo o Estado, além de esclarecerem dúvidas.
“Para falar de linguagem simples, precisamos abordar a comunicação. Ela acontece de verdade quando a outra pessoa consegue entender o que quis dizer. Simples assim, mas muitas vezes esquecemos disso. Se conseguirmos equilibrar os três princípios básicos, teremos uma escrita e uma fala muito mais adequadas”, afirmou o magistrado.
Dando continuidade ao painel, a Juíza Ana Cláudia enfatizou a importância do pedido inicial, conforme orientado pela Lei n. 9.099/95. “O pedido inicial é a peça mais importante do processo. É fundamental exercitar a escuta, pois é através disso que vamos acolher a população. Às vezes, essa é a única oportunidade que a parte tem de entrar em contato com o Judiciário, o que demonstra a relevância desse primeiro contato”, destacou a magistrada.
O Coordenador da Multicom Cumprimento dos Juizados, Guilherme Thiesen, também se manifestou sobre o evento. “Participar de uma semana dedicada a discutir as questões que envolvem os Juizados Especiais é muito gratificante. Este evento é uma oportunidade valiosa para mostrar como atuamos no dia a dia, além de ser um excelente espaço para a troca de informações e conhecimentos”, avaliou Guilherme.
Para Evereni Alves Mariano, Coordenadora da Multicom Crime, o evento ressalta a importância do trabalho desenvolvido pelas unidades dos Juizados Especiais Criminais e Cíveis do Estado, por meio da Multicom. “É uma oportunidade ímpar estar presente aqui e me qualificar ainda mais para atender uma parte importante da população”, disse a Coordenadora.
Ao final do evento, os participantes foram convidados a participar de um workshop para colocar em prática tudo o que foi demonstrado no painel.
Os eventos da semana continuam nesta quarta-feira.